Eleições no Banco Africano de Desenvolvimento

Há alguns dias, alguns "amigos de circunstância" confidenciaram-nos que os economistas angolanos são muito bem vistos em Abidjan. Não percebi bem a quem se referiam, mas ainda assim, fiquei orgulhoso e aumentei a minha convicção em relação a competência dos nossos compatriotas nestas matérias de alta-finança. Esta é uma área onde se destacam alguns nomes e posso mesmo apontar os de José de Lima Massano, Pedro de Morais, Ricardo Abreu, entre outros do top. ou outros quadros intermédios de igual grande valia. São quadros muito bem formados, em Angola e no estrangeiro, com experiência no métier e que dão cartas em qualquer lugar.



Esta qualidade dos homens da banca em Angola reflecte também a dinâmica que este sector tem vindo a conhecer nos últimos anos, havendo ainda espaço para muito mais. Excessivamente prudentes, em alguns casos, considero que podem jogar um papel de maior dinamismo para a economia, se o crédito em Angola aumentar e com ele as taxas de juro.

Por ora, estes são os candidatos para a presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e, ao que tudo indica a liderança pode ficar entre a Nigéria e a Etiópia:

1. Akinwumi A. ADESINA  Nigeria
2. Sufian AHMED    Éthiopie
3. Jaloul AYED  Tunisie
4. Kordjé BEDOUMRA  Tchad
5. Cristina DUARTE  Cabo Verde
6. Samura M. W. KAMARA  Sierra Leone
7. Thomas Z. SAKALA  Zimbabwe
8. Birama Boubacar SIDIBÉ  Mali

Atendendo ao prestígio que gozam então alguns dos nossos homens da banca penso que seria oportuno estarmos também a concorrer com um dos nossos gúrus. E se não foi agora, talvez nas próximas eleições.

Comentários