Adebayo Vunge “Precisamos de renovar o nosso compromisso sério em prol do bem-estar dos povos africanos”
A resolução dos problemas do País terá de envolver “reformas impopulares”, que precisarão de ser entendidas e apoiadas por todos, alerta o jornalista Adebayo Vunge. O também autor de Pensar Áfricaalerta que o continente deve focar-se em metas e procurar os apoios certos para progredir.
![](https://www.vanguarda.co.ao/wp-content/uploads/2017/11/Adebayo.png)
Como surgiu a ideia de escrever o livro Pensar África?
Escrever e pensar África é um acto contínuo e não isolado ao livro. Escrevi durante os anos em que estive entre Londres e Paris algumas notas para oJornal de Angola, e esta foi a base de partida. Por outro lado, algumas viagens e também literatura e interacção com alguns intelectuais e jornalistas pan-africanistas em França atiçaram o interesse pelo tema.
No prefácio, o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde valoriza-o por haver pouca literatura sobre o tema entre os PALOP…
De uma maneira geral, a epistemologia sobre África está muito avançada entre os estudiosos francófonos e alguns anglo-saxónicos. Mas há já alguma produção interessante entre nós, e mesmo em Moçambique. Talvez falte publicidade. Por outro lado, há algumas questões socio-culturais e de identidade decorrentes da nossa história. Eu próprio apenas percebi a dimensão do que é ser africano com o curso de História de África, ministrado pelo professor Boubakar Keita, no ISCED, e reforcei-o na minha estada em Paris.
Definitivamente, precisamos de assumir esta identidade e reforçar esta parceria. Se o que compramos em Portugal podemos comprar na África do Sul, com ganhos económicos, porque não fazê-lo? E não podemos ater-nos apenas ao prisma afro-pessimista. Há processos de transformação muito dinâmicos que merecem a nossa atenção. Aliás, o próprio José Maria Neves foi um destes actores, absolutamente fundamentais para a viragem que assistimos em Cabo Verde. Tive imensa honra em tê-lo a assinar o prefácio do livro.
Leia mais em: http://www.vanguarda.co.ao/2017/11/03/adebayo-vunge-precisamos-de-renovar-o-nosso-compromisso-serio-em-prol-do-bem-estar-dos-povos-africanos/
Comentários
Enviar um comentário